Pais e educadores preocupam-se quando determinada criança não está acompanhando o ritmo de aprendizagem designada para a idade. É assim mesmo. Cada um tem uma história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. Qual caminho seguir para que aquela criança possa alcançar a aprendizagem esperada? As dificuldades são inúmeras: lentidão, deficiências físicas e intelectuais, dificuldades cognitivas e de fala, síndromes, problemas emocionais, etc… Para vencê-las, não existe receita pronta, entretanto verificam-se possibilidades de intervenção que contribuem para atuar em cada situação e que auxiliam na diversidade das problemáticas.

Numa sala de aula, ou numa família com outros irmãos, o mais importante é que todos tenham as mesmas oportunidades e que o ritmo de cada um seja respeitado, buscando estratégias que melhorem o desempenho daqueles que apresentam evolução diferenciada, sem prejudicar os demais.

O auxílio de profissionais especializados, tornam-se importantes e auxiliam a criança a conquistar resultados brilhantes e harmoniosos. Neuropsicólogos-psicólogos-psicopedagogos-fonoaudiólogos contribuem para análise das dificuldades, propondo intervenções adequadas, sejam elas relativas ao funcionamento neurológico, emocional, cognitivo e comportamental.

Apesar disso, RESPEITO e muito AMOR são ingredientes essenciais em cada receita.

Cleide Romero
Neuropsicóloga e Psicopedagoga
Especialista no atendimento a crianças e adolescentes
Rua Cerro Cora, 1997
Fone: 99901-0663