Os contribuintes têm até 30 de abril para entregar sua Declaração de Imposto de Renda 2018. Todas as pessoas que receberam mais de R$ 28.559,70 em 2017 devem fazer a declaração. Tendo em vista as dificuldades no preenchimento, o Campus Villa Lobos da UMC (na Av. Imperatriz Leopoldina, 550) auxiliará gratuitamente quem precisar de ajuda no preenchimento do documento. Os atendimentos acontecerão nos dias 7, 14 e 28 de abril, das 12h às 15h, no Prédio 1 – 1º Andar, Laboratório 114.

Segundo a UMC, é importante comparecer ao local portando a última declaração entregue do Imposto de Renda e seu comprovante de envio, juntamente com os comprovantes de rendimentos pagos referentes a 2017, fornecidos pelas fontes pagadoras. Quem for, também deve levar os informes de rendimentos financeiros de 2017, dos bancos onde mantenha contas correntes e investimentos. Quem possui imóveis, deve apresentar o boleto do IPTU, e o número da matrícula no Registro de Imóveis. E, no caso de veículos, informar o ano de fabricação, o modelo e o número do Renavam.

Novidades deste ano – Uma das novidades do IR neste ano é a exigência da inclusão dos CPFs para dependentes com oito anos ou mais. Em 2017, o CPF havia passado a ser obrigatório para crianças a partir de 12 anos. A redução da idade tem como objetivo evitar que a declaração caia na malha fina, “possibilitando maior rapidez na restituição do crédito tributário”, explica a Receita Federal. A partir de 2019, a obrigatoriedade será para todos os dependentes, de qualquer idade.

De acordo com a Receita, o programa de declaração de 2018 também pede aos contribuintes mais dados sobre seus bens declarados, entre eles: o endereço de imóveis, sua matrícula, IPTU, e data de compra, além do número do Renavam de veículos. O contribuinte, porém, não será obrigado a fornecer essas informações.
A partir deste ano também será possível retificar as declarações enviadas por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Para isso, entretanto, é necessário que a declaração original tenha sido enviada do mesmo aparelho. (Por Bruno Pedroni)